
Olá pessoal!
Os jogos eletrônicos deixaram de ser uma forma de entretenimento e agora contribuem com o processo de ensino-aprendizagem de pessoas em todo o mundo.
Todo professor experiente sabe que crianças aprendem quando participam de jogos ou quando estão se divertindo com o processo, e conseguem aprender mais rápido nestes meios. Com a expansão tecnológica dos últimos anos, os jogos ganharam destaque, pois permitem ensinar mais e melhor, além de outras vantagens. Veja alguns benefícios da gamificação!
Gamificação e tecnologias educacionais
As novas tecnologias são uma das abordagens mais inovadoras da educação e deram origem à gamificação – ou gamefication, em inglês. Todas as ferramentas e recursos antes usados apenas para divertir estão à disposição das novas tendências educacionais, que não focam apenas em transmitir conteúdo, mas fazer do processo de aprendizagem uma experiência muito mais enriquecedora.
Por muito tempo, pais, professores e educadores viam os jogos eletrônicos com maus olhos – estes eram acusados de incitar a violência e tirar a concentração dos estudantes. Contudo, os especialistas provaram que os games não são determinantes em situações de agressão, mal comportamento ou déficit de atenção, e que estes problemas possuem uma amplitude muito maior. Com isso foram mais além: se nos jogos as crianças conseguem solucionar problemas e podem ainda simular situações de sua realidade, eles podem muito bem permitir o aprendizado.
As empresas utilizam cada vez mais os jogos eletrônicos para motivar seus clientes, capacitar funcionários e expandir a presença da marca, principalmente em meios digitais. Isso foi um impulsionador para que outros segmentos, como a educação, pudessem fazer uso desta novidade.
Para a gamificação se tornar um recurso didático não demorou muito. Jogos colaborativos presenciais já são de certa forma usados em sala de aula por muito tempo. É possível trabalhar com os alunos o espírito de liderança, a competitividade sadia, a colaboração e o trabalho em equipe e a autonomia. O mesmo pode ocorrer com os jogos eletrônicos.
Um dos mais importantes preceitos da gamificação é integrar diferentes mídias no processo de ensino-aprendizagem. Este é um tema muito recorrente entre os educadores de todo o mundo. O indivíduo em qualquer fase de sua vida e a todo momento aprende. E para isso, poderá utilizar as redes sociais, os ambientes de aprendizagem, um blog colaborativo, as buscas livres pelos sites e também através do ambiente dos jogos eletrônicos – há inclusive elementos com os quais o aluno terá contato apenas neste contexto. Pode-se ainda aprender qualquer coisa com os games.
As novas tecnologias são uma das abordagens mais inovadoras da educação e deram origem à gamificação – ou gamefication, em inglês. Todas as ferramentas e recursos antes usados apenas para divertir estão à disposição das novas tendências educacionais, que não focam apenas em transmitir conteúdo, mas fazer do processo de aprendizagem uma experiência muito mais enriquecedora.
Por muito tempo, pais, professores e educadores viam os jogos eletrônicos com maus olhos – estes eram acusados de incitar a violência e tirar a concentração dos estudantes. Contudo, os especialistas provaram que os games não são determinantes em situações de agressão, mal comportamento ou déficit de atenção, e que estes problemas possuem uma amplitude muito maior. Com isso foram mais além: se nos jogos as crianças conseguem solucionar problemas e podem ainda simular situações de sua realidade, eles podem muito bem permitir o aprendizado.
As empresas utilizam cada vez mais os jogos eletrônicos para motivar seus clientes, capacitar funcionários e expandir a presença da marca, principalmente em meios digitais. Isso foi um impulsionador para que outros segmentos, como a educação, pudessem fazer uso desta novidade.
Para a gamificação se tornar um recurso didático não demorou muito. Jogos colaborativos presenciais já são de certa forma usados em sala de aula por muito tempo. É possível trabalhar com os alunos o espírito de liderança, a competitividade sadia, a colaboração e o trabalho em equipe e a autonomia. O mesmo pode ocorrer com os jogos eletrônicos.
Um dos mais importantes preceitos da gamificação é integrar diferentes mídias no processo de ensino-aprendizagem. Este é um tema muito recorrente entre os educadores de todo o mundo. O indivíduo em qualquer fase de sua vida e a todo momento aprende. E para isso, poderá utilizar as redes sociais, os ambientes de aprendizagem, um blog colaborativo, as buscas livres pelos sites e também através do ambiente dos jogos eletrônicos – há inclusive elementos com os quais o aluno terá contato apenas neste contexto. Pode-se ainda aprender qualquer coisa com os games.
Vantagens da gamificação
Os jogos primam pela concentração. Não é à toa que há jogadores que ficam horas na frente à tela do computador, smartphone, tablet ou da televisão. Além de concentração, o usuário deve ter paciência, capacidade de resolver diferentes problemas (muitas vezes ao mesmo tempo), criar estratégias, buscar parcerias com outros personagens ou usuários e romper os seus limites gradualmente. Se você é professor, sabe que estas competências e habilidades também são importantes para muitas atividades educacionais.
Os jogos primam pela concentração. Não é à toa que há jogadores que ficam horas na frente à tela do computador, smartphone, tablet ou da televisão. Além de concentração, o usuário deve ter paciência, capacidade de resolver diferentes problemas (muitas vezes ao mesmo tempo), criar estratégias, buscar parcerias com outros personagens ou usuários e romper os seus limites gradualmente. Se você é professor, sabe que estas competências e habilidades também são importantes para muitas atividades educacionais.
Exemplo de vantagens da gamificação
- Melhora a capacidade de concentração.
- Incentiva o aluno a negociar e resolver problemas de vários modos.
- Faz com que o estudante encontre soluções distintas para todos os tipos de situações.
- Promove amplamente a criatividade.
- Estimula desenvolvimento da paciência.
- Os jogos eletrônicos permitem que os estudantes trabalhem em grupo.
- Faz com que percebam normas e limites estabelecidos.
- O aluno ganha mais segurança para encarar os desafios reais.
- Estimula a competição saudável.
- O sistema de recompensas proposto pelos jogos, em algumas situações, pode ser cativante para o aluno.
- O estudante aprende lidar com diferentes tarefas ao mesmo tempo.
- Há um espaço maior para o feedback.
- O aluno pode aprender e ensinar dentro da sala de aula ou em qualquer outro ligar que tenha acesso ao jogo eletrônico.
E você, utiliza os jogos eletrônicos na educação? Comente!
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