terça-feira, 9 de dezembro de 2014

"FUNIL DE IDEIAS PARA UM NOVO NEGÓCIO"


Muitas pessoas pensam em abrir um negócio, mas não sabem como chegar a uma ideia inovadora, com potencial para dar origem a uma empresa de sucesso. Existem tantas possibilidades, tantas maneiras, tantos negócios diferentes. Pois esta ferramenta é dedicada a esses potenciais empreendedores. Ela ajuda a o novo homem de negócios a gerar ideias e selecionar uma delas para iniciar a empresa.


Como funciona

O Funil de Ideias para um Novo Negócio, disponibilizado pelo Movimento Empreenda, do site Pequenas Empresas Grandes Negócios, propõe duas abordagens. A primeira, parte da vivência do empreendedor: sua origem, família, nível de formação, experiência profissional, habilidades, conhecimentos etc. Por exemplo: um engenheiro pode dar aulas de matemática, uma dona de casa que pode cozinhar. Pense nas ideias mais viáveis de executar, de acordo com as preferências e competências pessoais do empreendedor.

A outra abordagem, parte da observação do mercado: seria interessante copiar algo que já existe? É possível identificar insatisfações ou problemas enfrentados por algum grupo de pessoas ou empresas? Quais são as grandes tendências de mercado?

Como usar

Formuladas as perguntas, o resultado deve ser uma lista bastante extensa. Tome nota de tudo na própria ferramenta. Ou em outra folha de papel, se não couber. Para reduzir a lista, descubra quais dessas ideias são compatíveis com o seu perfil, quais são mais motivantes para você. Por fim, é necessário fazer uma análise de mercado para cada uma.

Usando um desses dois trajetos, ou uma combinação de ambos, o futuro empreendedor chegará a boas ideias, prontas para ser transformadas em planos de negócios.

Dicas

- Começar com algo pequeno, que você já saiba fazer, e não buscar grandes retornos no começo dos negócios (teoria effectuation). Não demanda grandes pesquisas.

- Elaborar um plano de negócio com visão mais sistêmica e detalhada do público-alvo, local, necessidades, demandas e até nome da empresa.

- Viajar, ver ideias que deram certo lá fora e adaptar para o seu público-alvo aqui no Brasil. É copiar, mas fazendo melhor.

- Está incomodado com alguma coisa e não encontra uma boa solução no mercado? Mais pessoas sentem o mesmo? Então, você já encontrou uma boa ideia de negócio.

A ferramenta Funil de Ideias para um Novo Negócio vai ajudar novos empreendedores a ter grandes ideias. Tente agora mesmo.

Boas ideias!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário