domingo, 28 de fevereiro de 2016

RPG COMO FERRAMENTA DE EDUCAÇÃO

Olá amigos!

As aulas tradicionais onde o professor utilizava lousa, caderno, livros e giz vem perdendo espaço com tantos recursos utilizados pelos estudantes de hoje, sendo assim cabe ao professor inserir outrasferramentas para dinamizar suas aulas e estimular seus alunos. E por que não inserir um jogo como RPG para complementar suas aulas?

O RPG é um jogo colaborativo onde os participantes interpretam papéis, esse tipo de jogo aguça a imaginação, estimula o raciocínio lógico, a colaboração, interação e socialização dos alunos.

Nas escolas, o RPG pode ser utilizado como atividade extraclasse dentro do período de aulas, realizado no horário de recreação dos alunos por exemplo, o professor pode explicar para seus alunos como funciona o jogo de RPG e estimulá-los a participar já que os mesmos nunca devem ser obrigados a participar.

O RPG como ferramenta pedagógica auxilia o estudante a dar sentido a tudo que ele aprendeu durante as aulas, através do jogo ele pode imaginar a situação e vivenciá-la conseguindo entender melhor todo conteúdo estudado.

Ao inserir o RPG o professor incentiva seus alunos a ler, escrever e pesquisar, embora seja um jogo cabe ao participante dominar sobre o assunto para criar e interpretar seu personagem.

Em uma aula de história, por exemplo, onde os alunos estão aprendendo sobre o feudalismo, o professor vai ministrar sua aula e auxiliar os alunos na construção de seus personagens, com isso os alunos buscam por mais informação e interagem mais entre si para compor seus personagens.

O professor pode montar uma equipe de RPG pedagógico, essa equipe será responsável por elaborar as aventuras de acordo com o que os alunos estão aprendendo e conforme sua serie, no RPG os fatos são apresentados pelo narrador que tem a função de descrever as situações e o cenário, os jogadores vão interagindo com os fatos descritos pelo narrador, assim eles vão vivenciando o que aprenderam nos livros e com isso assimilando o conteúdo que estão estudando.

Até logo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário