quarta-feira, 19 de novembro de 2014

COMO APRENDER UM SEGUNDO IDIOMA


Como tudo na vida é planejamento, está na hora de montar um plano de ação para colocar em prática aquele velho sonho, que hoje em dia já virou necessidade, que é o deaprender um segundo idioma.


Existe a falta de tempo, o baixo orçamento, e uma série de outros motivos que postergaram essa tomada de decisão, mas listamos dicas que se colocadas em práticas, possibilitarão a aprendizagem de uma outra língua sem sair de casa, e sem gastar um centavo.

1 – Imersão cultural – mais do que conhecer a língua de outro país, procure desvendar a cultura dessa nação. Conhecendo costumes, feriados, questões políticas, ficará muito mais fácil absorver o conteúdo, pois você terá outras questões, que não apenas gramaticais, para aumentar o seu saber.

2 – Leia livros em outro idioma – Peça aos amigos, ou presenteie-se com livros estrangeiros, e mais que isso, não os encoste na primeira dificuldade. Nivele seu conhecimento e trabalhe sobre o contexto. Começo é difícil, mas quando começar a compreender o que está escrito nas linhas das publicações, você será tomado por uma motivação sem igual, e esquecerá toda a dificuldade.

3 – Esqueça a legenda – Com a TV a cabo ficou muito mais fácil o acesso às séries americanas, filmes e programas em outra língua. Então cabe a você, apertar a tecla SAP e deixar seus ouvidos trabalharem apenas com esse novo idioma, só assim você melhorará sua compreensão e aprenderá muito mais expressões casuais, que não constam em livros, nem em salas de aula.

4 – Amigos online – sites como o Livemocha, Health Month e Chatroulette permitem aumentar sua rede de amigos, e dessa forma você pode melhorar suas habilidades de leitura e fala, pois além do envio de mensagens, é possível se conectar usando câmeras e treinar o listening e speaking.

5 – Era tarefa pra ontem! – Postergamos uma séria de coisas diariamente, e a aprendizagem de um novo idioma não é diferente. Mas pense bem: as oportunidades de mercado pipocam a todo momento, e elas não irão esperar você se mostrar preparado para que caiam em seu colo. Por isso, arregace as mangas e coloque energia e força nessa tarefa. Pense nos passos que já deu, porém nunca esqueça os tantos que faltam para alcançar seu objetivo.

6 – Trabalhe suas dificuldades – Ninguém melhor que você para saber o que não está funcionando em sala de aula, ou mesmo com seu professor particular. Por isso, com a gama de oportunidades que temos hoje, tente montar uma aula sobre o tema que teima em não entrar em sua cabeça, e adapte um cronograma para essa atividade extra. Por vezes, uma abordagem diferenciada pode ser muito mais esclarecedora do que bater na mesma tecla.

7 – Baixe aplicativos – Eles são desenvolvidos para tornar o processo de aprendizagem dinâmico, então não há motivos para ficar apenas nos métodos tradicionais quando o assunto é aprender. Um exemplo é oDuolingo, que proporciona evolução cronológica, de maneira divertida.

Seguindo a música de Geraldo Vandré “Quem sabe faz a hora, não espera acontecer”, faça a diferença em sua vida!


Aproveite!

Nenhum comentário:

Postar um comentário