quarta-feira, 19 de novembro de 2014

TESTE O SEU PERFIL EMPREENDEDOR


Você que está pensando em abrir sua própria empresa, em entrar no mundo doempreendedorismo: será que esse é o negócio certo para você? Será que você tem o perfil de uma pessoa empreendedora? Disponibilizamos aqui um teste grátis para saber essa resposta.


Autoavaliação

A primeira questão que você deve se fazer quando estiver pensando em começar um negócio é “Será que sou o tipo certo para a coisa?”. É que, na verdade, você será seu principal funcionário. É muito importante que você analise a si mesmo mais objetivamente que a qualquer eventual empregado. Avalie seus pontos fortes e suas fraquezas. Como um possível executivo do seu próprio negócio, você precisa reconhecer as áreas onde é fraco e suprir as deficiências, ou se autocapacitando ou contratando alguém com o perfil adequado.

Empreendedorismo

Os segredos do empreendedorismo podem ser descobertos por qualquer pessoa e de qualquer idade. A maioria quer seguir as próprias ordens e cuidar do próprio nariz. Fundar um negócio e ser patrão de si mesmo, contudo, pode ser mais complicado do que se imagina. Não basta apenas ter uma boa ideia, é preciso entender o mercado e manter-se atualizado, para que o negócio encontre possibilidades de crescimento.

Para Sergio Diniz, consultor do Sebrae-SP, o empreendedorismo é um conjunto de comportamentos e hábitos: “Antigamente, imaginávamos que o empreendedor nascia empreendedor, mas hoje sabemos que as características de um empresário de sucesso podem ser adquiridas com capacitação adequada.”

Quem deseja abrir o próprio negócio deve se informar, antes de mais nada. É preciso conhecer o mínimo a respeito da atividade que se pretende desenvolver e do mercado no qual quer se envolver. Familiarizar-se com aquilo que se deseja vender, seja o que for, é essencial. “O empreendedor precisa aprender sempre. Conhecer seu ramo de atividade. Dominá-lo”, ressalta Diniz.

De acordo com o consultor, parte desta capacitação vem da organização dos recursos do negócio. Todos eles: humanos, financeiros e materiais. Um exemplo: o empreendedor não pode confundir o dinheiro da empresa com o seu dinheiro pessoal. É preciso atentar, também, para a escolha do sócio, discutir as expectativas e o papel de cada um no empreendimento.

Sérgio Diniz ainda apontou as principais características que um empreendedor deve ter: iniciativa, perseverança, coragem para correr riscos, capacidade de planejamento, eficiência e qualidade, rede de contatos e liderança.

O teste

Este teste de perfil, feito pela consultora de empresas Soraya Lucci para o site Movimento Empreenda, da revista Pequenas Empresas, Grandes Negócios, tem como base o eneagrama, um estudo da personalidade. Ele tem como objetivo proporcionar autoconhecimento, melhorar os relacionamentos e a vida profissional das pessoas.

O eneagrama divide os empreendedores em nove tipos: Perfeccionista, Prestativo, Camaleão, Profundo, Pesquisador, Patrulheiro, Peter Pan, Patrão e Pacifista. No teste, você vai descobrir quais são suas inclinações profissionais, qual a sua predisposição ao empreendedorismo e com quais tipos de pessoas tem melhores chances de se relacionar (o que pode ser bastante útil na hora de escolher sócios, consultores e colaboradores).

É só se autoavaliar e responder com sinceridade a todas as questões. Comece agora.

Boa sorte!

Nenhum comentário:

Postar um comentário