quinta-feira, 3 de março de 2016

ENGAJAMENTO NAS REDES SOCIAIS

Olá, pessoal!

Se você é empreendedor ou trabalha principalmente na área de marketing, tem que estar sempre atualizado nas redes sociais. Essa ferramenta já é a mais utilizada na internet atualmente e “aparecer” nela é ponto chave para o sucesso. Veja aqui dicas para criar engajamento nas redes sociais.

O que acontece é que as redes sociais atualmente funcionam como verdadeiros termômetros para saber o que estão falando sobre sua marca, analisar a concorrência e criar novasestratégias de marketing. Estar ativo nas mídias sociais deixou de ser uma escolha e virou uma necessidade no mercado. Não basta apenas apresentar o produto, é preciso compartilhar, ganhar curtidas, “likes”, fãs e saber interagir com os consumidores.

Facebook
Só para se ter uma ideia, apenas o Facebook, por exemplo, atinge, diariamente, 62% dos acessos em todo o país. A rede social já ultrapassou o número de acessos diários do Google no Brasil, segundo o IBGE.

Entre os usuários, 42% declaram usar esses canais para recomendar uma marca a amigos ou parentes, o que coloca o país como o mais engajado em indicar produtos ou serviços para seus contatos na internet.

Executivos das agências Cyrk, iFruit e Pílula Criativa reuniram algumas dicas para impulsionar marcas nas redes sociais e aproveitar o espaço oferecido por elas.

Como criar engajamento nas redes sociais

Monte uma estratégia que tenha tudo a ver com sua marca

Não adianta apenas fazer uma conta nas redes sociais e postar milhares de informações. Dessa maneira, seu conteúdo pode nem chegar ao público alvo. Portanto, para promover sua marca é necessário ter objetivos distintos e mensuráveis, planejar um calendário de conteúdo e ter uma linguagem para cada mídia.

Para Antonio Mafra, sócio-diretor da agência Cyrk, ao começar a fazer o plano de comunicação é necessário entender a fundo o ecossistema em que a marca está envolvida. “Qual relação com consumidores, fornecedores, parceiros e etc. Entender como a empresa se relaciona com a sociedade. Lógico que mapeando já grandes oportunidades, mas acima de tudo os pontos a serem melhorados”, explica.
Conheça e valorize seu público
Criar estratégias que humanizem as relações da sua marca com o público é o que traz mais resultados em termos de engajamento e fidelização. Por isso, estude quem é seu público alvo, o tipo de linguagem que falam, a faixa-etária e os horários que mais estão nas redes. Além disso, procure publicar conteúdos que gerem comentários e tenha um profissional para responder as dúvidas dos leitores.

Segundo Alessandro Visconde, CEO da agência iFruit, as marcas precisam estar atentas e abertas a elogios e a críticas. “Analisar o que esta sendo postado é fundamental para a marca e responder as postagens significa que você está dando a devida atenção ao seu público”.
Invista em conteúdo de qualidade

Interagir é fundamental para sua marca ganhar seguidores. Por isso, fale a mesma língua, converse e não poste apenas fotos de produtos e novos preços. Atualmente, os consumidores dão valor para páginas que tragam o inusitado e conteúdos relevantes e que estejam no auge.

Para o especialista Alessandro Visconde, o investimento da marca deve estar ligado também em assuntos do momento e estar antenado com o que acontece no mundo. “A marca pode mostrar solidariedade e apoiar algumas causas. O importante é movimentar as redes com assuntos diversos mostrando interatividade, criatividade e inteligência e fazer com que seu público sinta-se parte da sua página”.
Seja criativo

As marcas precisam ter uma postura mais solta nas redes sociais. Alguns exemplos de fanpage mostram que rede social é o lugar onde a criatividade é essencial para alavancar a marca.

O diretor de Arte e Novos Negócios da agência Pílula Criativa, Thiago Regis, recomenda imagens impactantes e pensar em exatamente como se você estivesse do outro lado, recebendo aquela informação. Para ele, é necessário fazer algumas perguntas como: Quais ações você tomaria? Como você se sentiria se recebesse este conteúdo? “As campanhas de vídeo tem trazido grandes resultados positivos para as empresas que investem, além de retorno financeiro quando o número de visualizações é alto. Já falando das campanhas através de imagem, seu compartilhamento é muito mais rápido e amplo quando de fato é uma campanha com alto poder”, ressalta Regis.
Invista em real time

O real-time marketing é um bom exemplo de estar atento ao seu público para possíveis tomadas de decisões que dão certo. Antonio Mafra acredita que esse tipo de ação deve movimentar mais em que a percepção do consumidor traz muitos insumos e aprendizados importantes. Por isso, a dica é estar preparado para aproveitar as oportunidades que podem surgir a qualquer momento é o ponto de partida para um bom posicionamento em tempo real.

Um exemplo de real-time marketing que deu certo foi executada pela marca americana de biscoitos recheados Oreo, durante a transmissão do Superbowl – final do campeonato de futebol americano. No decorrer do evento, acabou a luz. Alguns minutos depois a marca tuitou “Power out? No problem.” (Sem luz? Sem problemas) e abaixo da frase havia uma imagem mostrando o biscoito mergulhando no leite, uma forma comum de consumir o produto Oreo, e a frase frase: “You can still dunk in the dark” (Você ainda pode mergulhar no escuro).

Rede social é interação, rapidez e criatividade. Conheça seu público e entregue o que ele gosta. O engajamento só tem a aumentar.

Boa sorte!!!

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