segunda-feira, 14 de março de 2016

QUAL É O TEMPO IDEAL QUE DEVEMOS ESTUDAR DIARIAMENTE?

Olá estudantes,

O modo de estudar é algo muito particular, existem pessoas com maior necessidade de estudo e dedicação para aprender o conteúdo dos livros, enquanto outras com apenas poucas horas dominam toda a matéria. Essas, podem ter facilidade em memorizar ou em aplicar as técnicas corretas para aprendizado.

Para quem está no colégio, mais importante do que o tempo de estudo é a rotina, afinal, não adianta nada estudar cinco horas em um dia e, no outro, não pegar o material. O importante durante essa fase de aprendizado é o estudo contínuo.

Isso acontece, pois nessa idade ainda não há muita concentração e como as atividades são diversas, muitas vezes os estudantes acabam não focando na escola e nas matérias, deixando-as de lado e se importando apenas no fim, quando precisam tirar notas altas para passar de ano. Não existe uma regra própria.

A grande questão é que não existe um tempo ideal pré-definido para o estudo, o que os especialistas recomendam, é que o estudo não sobrecarregue o aluno, principalmente nos primeiros anos do colégio, fase de desenvolvimento infantil em que o lazer torna-se peça fundamental para a construção do indivíduo.

Quando se troca o lazer pelo estudo, perdemos uma fase fundamental da vida, as brincadeiras, as quais fazem parte do desenvolvimento mecânico, social e motivacional das crianças e por isso, brincar, também é uma importante fonte de aprendizado.

Com o passar do tempo, o estudo deve ficar cada vez mais regrado para que as matérias não acumulem e o ato de estudar não se torne angustiante e cansativo, sufocando o estudante e o desanimando com a escola.

Para isso, montar uma planilha de estudos e seguir adequadamente é uma tarefa muito importante e deve ser cumprida à risca.

Revisar o material tratado em aula, fazer as lições de casa e ler algum texto complementar são atividades diárias dos estudantes e, para isso, cada um possui e precisa administrar o seu tempo, sempre levando em conta que não há regra que defina uma relação proporcional entre maior estudo e melhor aprendizado.
Melhor momento de estudar

A melhor hora para estudar é no período da tarde, quando o estudante já foi para a escola, voltou para casa, almoçou e, ainda, não se sente cansado para começar a revisar as matérias.

Quando chega a noite, o esforço deve diminuir para que o cansaço do estudo não interfira na qualidade do sono e prejudique o aluno em seu rendimento escolar do dia seguinte.

Antes de dormir, o recomendado é ler um livro. Com essa prática, o vocabulário pode aumentar e o estudante não dormirá agitado, como efeito negativo que já é provocado pela televisão e pelo computador.

Você tem mais alguma dica sobre o tempo ideal de estudo? Acha que estudar mais é melhor do que estudar menos? Deixe seus comentários abaixo!

Até logo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário