Ola leitores,
Com um mercado cada vez mais exigente, ter apenas um diploma universitário não é mais garantia para ter um bom emprego.
Assim que a faculdade chega ao fim, muitas pessoas começam a questionar qual será o próximo passo, uma pós ou MBA? Para chegar a essa resposta, é necessário saber a diferença entre os dois:
Pós Graduação
Na teoria, todo curso realizado após a faculdade pode ser considerado uma pós graduação, seja um bacharelado, um tecnológico ou uma licenciatura. É nesse momento que entram as especializações, os mestrados e os doutorados. Os cursos de pós graduação são divididos em dois grupos: Lato Sensu e Stricto Sensu.
Lato Sensu - Dirige-se para aqueles que desejam um aperfeiçoamento e especialização dentro da área de atuação. Dura cerca de 1 ano e meio e dá ao formando o título de especialista.
Stricto Sensu - É destinado para aqueles que desejam um conhecimento acadêmico do assunto e divide-se em dois ciclos: mestrado e doutorado. Tem a duração um pouco maior que a Lato Sensu e dá ao formando o título de mestre ou doutor.
MBA
O MBA é a sigla de Master in Business Administration, que em português significa Mestre em Administração de Negócios. Esse curso é voltado para aqueles que desejam seguir uma carreira corporativa como empresário, executivo ou gestor. A carga horária é a mesma de uma pós graduação Lato Sensu e também dá ao formando o título de especialista.
Pós Graduação ou MBA: qual escolher?
A resposta varia muito de acordo com o objetivo da pessoa. Para quem quer atuar na área acadêmica como professor, pesquisador ou apenas se especializar em determinado assunto, a pós graduação é mais indicada.
Para recém formados, é uma ótima forma de melhorar o currículo e conseguir melhores oportunidades no mercado. O mestrado geralmente antecede o doutorado, que é mais complexo e exige mais dedicação e aprofundamento do aluno.
O MBA é mais indicado para aqueles profissionais que já possuem alguns anos no mercado corporativo e desejam alcançar voos mais altos. Existem alguns cursos específicos que exigem que o aluno comprove um tempo mínimo de experiência no mercado ou atue em alguns cargos de gerência ou direção.
Como a grade de conteúdo é mais avançada, muitos alunos recém formados não possuem bagagem para acompanhar. O conhecimento de outras línguas também é muito importante para quem decide fazer MBA.
Por isso, antes de fazer essa escolha, é necessário traçar muito bem os objetivos a longo prazo. Ter um MBA é algo muito bem visto no mercado, mas não adianta nada fazer o curso se o seu objetivo não é permanecer na carreira corporativa. Muitas vezes, o acúmulo de cursos sem o conhecimento do mercado também não faz diferença, pois no dia a dia o que conta mais é a experiência.
Essa é uma decisão muito importante, que deve ser bem estudada e planejada antes de chegar a uma conclusão. Faça pesquisas, pergunte a seus amigos e invista no curso que possa te trazer mais benefícios durante sua carreira.
Boa Sorte.
Nenhum comentário:
Postar um comentário